Buscar
  • ajrarquitetura

Por que investir em um bom Projeto?

Atualizado: Fev 14

Hoje com as facilidades que o mercado imobiliário oferece através novas opções de compra, seja de um apartamento ou terreno, uma grande expansão de profissionais da área de projetos tem se formado, oferendo os mais variados serviços como projeto, obra, fiscalização e até mesmo a cenografia de ambientação. Logo após a compra do bem, quando se pensa na construção ou reforma, é comum que, com a ansiedade se deixe passar algumas etapas que antecede a própria execução da obra, então devemos ter em mente "por que investir em um bom projeto?", esta que seria a etapa mais importante pós aquisição.



O projeto realizado por uma escritório de arquitetura, vem com o intuito de planejar e concretizar os planos, chegando a um resultado acima do esperado, que por muitas vezes quando não realizado por um arquiteto especialista é difícil de se ter a finalização conforme o que se presumia de entrega pois além de itens tão simples como definição do tamanho do espaço, até o desperdício de materiais e possíveis imprevistos não identificados com antecedência a falta do projeto torna estes pontos mais que comum.

Investir em um projeto de arquitetura, não é, por um simples desenho, ou, fazer o projeto somente para ter a liberação de obra. O projeto de arquitetura traz vários benefícios, são eles:

- PLANEJAMENTO DE ESPAÇOS – Trazer ao dono do imóvel a definição dos espaços, avaliação do que pode comportar cada um dos ambientes, avaliação da melhor circulação entre os espaços.

- ANALISE DE CONFORTO – Estudar qual a melhor posição da construção seja para se ter aberturas de vãos (portas e janelas) possibilitando uma iluminação mais natural ou até mesmo uma ventilação que tragam conforto térmico para o espaço, e ainda, estuda-se também a acústica.

- LEGALIZAÇÃO DE OBRA – Quando se realiza um projeto de arquitetura para uma construção nova ou reforma, na grande maioria dos casos é necessário se ter uma aprovação de projeto, na prefeitura ou em outros órgãos necessários. Esta aprovação irá fazer com que a obra seja legalizada e ocorra dentro dos parâmetros mínimos exigido por lei, evitando a aplicação de notificações, multas ou quando na pior das hipóteses, o embargo da obra.

- FINANCIAMENTO DE OBRA – Possibilidade de financiamento da obra, e, quando adotado este tipo de recurso financeiro para que aconteça a execução, na grande maioria dos casos, principalmente para o perfil de empréstimo de recursos financeiros para execução de obra nova, é solicitado o projeto de arquitetura em conjunto com a aprovação do projeto, mais alguns documentos.

- ESTÉTICA E FUNCIONALIDADE – Escolher entre a estética e o funcional pode parecer uma escolha boba, mas quando colocamos os dois itens em xeque, é quase que certeiro que para a maioria a escolha será a estética, só que, com um projeto de arquitetura ou projeto de interiores é possível fazer uma avaliação e aliar os dois itens, tendo assim uma construção que seja bela ao seu olhar e também funcional ao uso do dia-dia.


Gostou dessa dica? Nos siga em nossas redes sociais e tenha acesso a vários conteúdos que irão te ajudar na realização desse sonho.


A AJR Arquitetura te ajuda a encontrar as melhores soluções. Entre em contato!


37 visualizações

© 2017 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA AJR ARQUITETURA ALPHAVILLE, TAMBORÉ, SANTANA DE PARNAÍBA E GRANJA VIANA

01 - LOGOTIPO BASE TRANSPARENTE.png